
Os desafios do combate à depressão na sociedade brasileira
Autora: Sarah Nogueira – Terceiro ano/EM
Nos últimos anos, muito foi falado sobre depressão, mas o que é a depressão? Seguindo pela compreensão “banal”, entende-se como “mal do século”, já no sentido patológico a depressão é uma doença psiquiátrica crônica em que há presença de sentimentos ruins como: tristeza, baixa autoestima, pessimismo e outros, que podem combinar entre si.
A depressão é uma doença que possui altas taxas de crescimento. Ao longo dos anos, segundo a OMS, em 2030 essa doença será a segunda maior causa de morte no mundo. Estudos apontam que o Brasil é o terceiro país mais deprimido, este é um problema que possui muitos desafios a serem combatidos na sociedade brasileira.
Para Platão, o importante não é só viver, mas viver com regalia. Acompanhando
esse raciocínio, como poderíamos combater este problema? Podemos iniciar com a
falta de apoio do governo na saúde dos indivíduos que apresentam esta doença,
em segundo plano a falta de seriedade entre as famílias que ignoram seus
parentes nessas condições, conclui-se que a deficiência governamental e
familiar são as causadoras dos principais desafios ao combate à
depressão.
Diante do exposto, algumas medidas são necessárias. Sugere-se que a OMS, em parceria com o governo, desenvolva um programa de assistência básica para pessoas depressivas, que escolas públicas e privadas criem ações em conjunto com universidades para ofertar informações e apoio desde a 1ª infância, visando tratar e prevenir pessoas que se encaixam neste diagnóstico e espera-se que famílias saibam acolher e instruir os indivíduos nesta situação. Para que assim haja sucesso na saúde mental e psicológica do mesmo.
